Chikungunya - Como a Acupuntura pode ajudar a reduzir as dores provocadas pela febre Chikungunya.
- Ederson Sales de Paula
- 17 de jun. de 2017
- 1 min de leitura

Segundo o Ministério da Saúde, a Chikungunya é uma doença infecciosa febril, causada pelo vírus Chikungunya (CHIKV), que pode ser transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.
Seus principais sintomas são febre acima de 39 graus, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele.
A Acupuntura beneficia o paciente na recuperação da saúde, minimizando a percepção da dor através da liberação de neurotransmissores que possuem atividades moduladoras sobre os sistemas endócrino e imunológico. Esses neuropeptídeos também possuem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e relaxante muscular, oferecendo ao organismo as condições necessárias para restabelecimento do seu equilíbrio e auto-cura.
Além da ação neurofisiológica, a Acupuntura restabelece o equilíbrio bioenergético através dos acupontos que acessam os meridianos de circulação energética, harmonizando as funções orgânicas, funcionais e emocionais de maneira integral.
Os resultados do tratamento com Acupuntura para as dores provocadas pela febre Chikungunya são bastante satisfatórios, reduzindo os desconfortos em aproximadamente 90%.